• Thiago Lima

Diálogos INEU: Insegurança Alimentar para além do contexto da Guerra na Ucrânia

Mais de 800 milhões de pessoas passam fome hoje no mundo. Um contexto que se agrava com a Guerra na Ucrânia e as sanções contra a Rússia, celeiros mundiais. Para comentar os impactos agroalimentares do conflito e o papel da fome nas Relações Internacionais, Neusa Maria Bojikian (INCT-INEU) conversou com Thiago Lima (UFPB), organizador do livro "Segurança Alimentar e Relações Internacionais” (UFPB, 2021).


Dada a importância e complexidade do tema, a conversa foi dividida em duas partes. Nesta primeira, Lima discute pontualmente o conflito, abordando a questão da fome como uma estratégia de dominação nas relações internacionais. Afinal, não é coincidência o fato de todas as grandes potências serem agropotências, tampouco o combate à fome na periferia do sistema internacional nunca ter sido priorizado.


Diálogos INEU é um programa quinzenal de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.


Acesse em: https://youtu.be/kOtwXqtNHKY

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por Alexandre Cesar Cunha Leite* Vou iniciar lançando mão de um clichê, porém, verdadeiro e que precisa ser continuamente reforçado, infelizmente: o Brasil é um país de dimensões continentais, abundan